Nesta semana, em 15 de março, celebra-se o Dia da Escola, um universo que carrega consigo símbolos, histórias, memórias, e, sobretudo, responsabilidades, em vista do seu compromisso com a formação daqueles que, por meio da Educação, buscam sua transformação, e, com ela, mudanças no mundo à sua volta.

Há muito o que dizer de uma instituição que, inicialmente, era voltada à formação intelectual dos educandos. E, com o tempo, tornou-se um espaço de socialização, respondendo pela formação pessoal, social, emocional, profissional e cidadã de crianças, adolescentes, jovens e adultos de diversas faixas etárias.

As primeiras escolas chegaram ao Brasil no período colonial, coordenadas pelos jesuítas e direcionadas à elite masculina. Com a Independência do Brasil, elas aumentaram, e, sob o comando do Estado, agregaram novas classes sociais, e, inclusive, o público feminino. Os conteúdos sempre atendiam às necessidades da época. Primeiramente, Língua Portuguesa e Matemática, mas, com as mudanças - aceleradas pelas tecnologias -, novos conhecimentos foram exigidos para atender ao processo de industrialização.

A partir do século XIX, o ensino foi ampliado ao se tornar público e obrigatório para os que têm de 4 a 17 anos - faixa destinada à Educação Básica. Segundo o Censo Escolar, encontram-se nesse estágio, 47,4 milhões de estudantes, distribuídos nas 178,3 mil escolas. Destes, uma parte chega ao Ensino Superior, que contempla 8.986.554 universitários. Somados aos que frequentam cursos voltados à atualização profissional, são 74,5 milhões de alunos semeando conhecimentos neste universo chamado escola.

Uma série de obstáculos perpassam os espaços escolares, mas aqueles que os conduzem - o educadores - seguem com a missão de formar, aliando a teoria à práxis, jovens aptos a construir uma sociedade crítica, consciente, ética, responsável, e, sobretudo, cidadã.

Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta.