A saúde de crianças e adolescentes de Mogi das Cruzes ganhou um reforço importante no último sábado (4) com o novo Pronto Atendimento, o Vagalume Saúde Infantil. Os atendimentos eram realizados no Pró-Criança até o dia 22 de fevereiro, e desde então, o atendimento desse público no município ficou concentrado no Pronto Atendimento 24 horas do Hospital Municipal, em Braz Cubas.
A nova unidade, inaugurada no bairro Mogilar, foi ampliada e promete um atendimento mais humanizado não apenas para os pequenos pacientes como também para os familiares e responsáveis. Um alento e tanto para os mogianos que passarão a contar com mais oportunidades para que o atendimento seja realmente rápido e eficaz, já que o novo espaço tem capacidade para realizar 11 mil atendimentos por mês, quase o dobro do volume registrado no Pró-Criança.
Não há dúvida que o novo espaço será benéfico, com estrutura ampliada mantendo o atendimento que já era 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Os números merecem destaque são seis consultórios médicos (o Pró-Criança possuia quatro); 15 pontos de inalação (eram 10 no Pró-Criança); três leitos de emergência (antes era apenas um) e cerca de 100 lugares de espera com recepções lúdicas e humanizadas, salas e anexos. Tudo com o objetivo de suprir uma demanda muito grande no município e que vem crescendo a cada ano, e que se estende até mesmo para outras cidades da região.
A expectativa é a redução do volume do pacientes e da demora na demais unidades de atendimento infantil de Mogi, melhorando o atendimento prestado aos mogianos.
A troca do nome do serviço de atendimento infantil de Pró-Criança para Vagalume, porém, recebeu críticas na semana passada. Não que seja uma questão de selecionar o 'nome' que vai trazer mais resultados e benefícios ou não, o que se espera realmente é que o serviço seja mesmo aprimorado e que garanta qualidade. O ganho principal é da população. Esse, sem dúvida alguma, será um novo momento para a saúde de Mogi.