Que vergonha! Ser brasileiro é muito bom quando pensamos num país com dimensões continentais, a maior reserva de água doce do mundo, florestas, recursos naturais, povo alegre e religioso (maioria). Mas, temos o lado negativo que é o domínio dos cofres da nação, das unidades federativas e dos municípios pelos ladrões nobres. Não vamos falar em corrupção, mas sim, no grande desafio que é resgatar a dignidade do exercício do poder e descobrir pessoas dignas que possam exercer mandatos políticos com honestidade.

É lamentável o papel das forças armadas neste momento. Generais não batiam continências para um capitão, mas batem continências para um condenado na presidência. Parte das forças armadas ficou desmoralizada. A cada minuto as pessoas conscientes enlouquecem devido às maldades, crimes de toda ordem, estupros, roubos, furtos, milhares de acidentes automobilísticos com mortes e cada vez mais políticos, autoridades e empresários ofertando maus exemplos à nação.

Este país corre o risco se tornar o maior país comunista do planeta. A grande maioria dos cidadãos são "malandros e oportunistas" e agem na vida em sociedade "tal quais os nossos falsos lideres e políticos. Que país é este? Quando se sai para trabalhar, estudar ou se divertir, os familiares que permanecem em casa, rezam, oram e não dormem. Por quê? Muitos não retornam devido a violência, assaltos, sequestros e assassinatos.

O Brasil acaba de revelar a sua situação carcerária. O que os outros povos e países estarão pensando da nossa terra que prega ordem e progresso? A culpa é da maioria e dos falsos líderes e de um Estado, cujas autoridades falam de democracia, mas não são democratas. Quem são os culpados da situação em que vivemos no momento? Todos, mas os maiores culpados são aqueles que dão maus exemplos, governam para si, enlouqueceram pelo poder e se apoderaram do erário. Não perca a esperança, um dia acontecerá!

Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.