Os debates sobre a revogação do Novo Ensino Médio continuam nos bastidores educacionais e em destaque na Imprensa. O modelo foi aprovado em 2017, com a regulamentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e, em 2022, passou a vigorar nas escolas públicas e privadas.
Nesta proposta, os alunos recebem os conhecimentos-chaves, advindos das disciplinas clássicas, primordiais para sua base formativa; e, de forma complementar, os conhecimentos eletivos, aqueles que delineiam um percurso de aprendizagem em consonância com os segmentos que mais instigam o seu desejo de aprender. É nesta etapa que eles conhecem os itinerários formativos.
E, apesar das discussões calorosas sobre a reorganização curricular, uma pesquisa realizada entre os que estão acompanhando as mudanças - coordenada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) - aponta que mais de 70% dos brasileiros aprovam as diretrizes.
A iniciativa é convidativa, porém, a infraestrutura para sua implementação distancia a utopia da realidade. Desta forma, um novo ano letivo está em andamento, e o rumo das eletivas, que permitem a experimentação por diferentes possibilidades educativas, continua turbulento.
As disciplinas clássicas seguem no embate com as eletivas. As primeiras são fundamentais para a base sólida nas diversas áreas; enquanto as últimas propiciam um espaço "mão na massa". Metodologias que permitem ao aluno lidar com os problemas, a se verem como protagonistas de importantes mudanças e autônomos para buscar algo melhor para o mundo.
As reestruturações permitem tantas possibilidades. Boas ideias são pensadas, mas, na prática, poucas conseguem ser concretizadas. Como estão os itinerários em sua escola? Compartilhe! É na partilha que desvendamos as dificuldades, e, com elas, projetamos possibilidades.
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete