As chuvas que estão castigando diferentes pontos da região do Alto Tietê, com áreas em que o alagamento persiste, e levou a situação de emergência decretada nas cidades de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, neste fim de semana atingiram cidades do Litoral Norte, com ainda mais intensidade provocando uma tragédia, que a cada dia contabiliza mais mortes, principalmente na cidade de São Sebastião.

Não muito longe daqui e em pleno momento de descanso e folia para tantos, vemos vidas sendo levadas pela terra que cedeu depois de horas de chuva ininterrupta. Infelizmente são tragédias que se repetem a cada ano neste período, incluindo também a interdição da rodovia Mogi-Bertioga, infelizmente uma situação não tão incomum. A novidade é que, geralmente causada por deslizamentos, dessa vez houve o rompimento de uma tubulação.

Outra diferença é que os trabalhos não demandarão semanas como em situações anteriores, mas meses para serem concluídos, trazendo impactos sociais e econômicos não apenas no Litoral, o que dizer dos comércios na área urbana da via?

Vivemos momentos em que as condições climáticas são extremas, tudo está mais intenso e a natureza vai se impondo não apenas contra as construções em áreas de risco. A questão climática, porém, é parte do problema, são tragédias anunciadas, por isso precisamos de reforço nas medidas de segurança e aviso para a população dos temporais que se avizinham. Medidas que possam atenuar os impactos das chuvas e, possivelmente, salvar a vida de muitas pessoas.

E diferente do que vimos nos últimos anos, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) agiu prontamente e deslocou seu gabinete para o Litoral Norte, acompanhando de perto tudo que está sendo feito, não poupando recursos. Nossos elogios também a solidariedade de nossa nação, com engajamentos do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil para arrecadar itens que atenuem a situação vivida por centenas de pessoas desabrigadas e desalojadas. Agora é preciso unir forças em torno de soluções urgentes para evitar novas tragédias.