Os desafios que os gestores educacionais enfrentarão em 2023 não são diferentes dos elencados em 2022. Recuperação de aprendizagem, para amenizar os déficits gerados pela pandemia; formação de professores, para auxiliá-los nas novas demandas, em especial, as elencadas pelas tecnologias, que passaram a ser intrínsecas na dinâmica docente; e foco na primeira infância, que é a base, quando as crianças desbravam o prazer de aprender, reconhecem suas potencialidades, descobrem aptidões que, ao longo dos anos, serão fortalecidas e as guiarão para os próximos passos de sua formação.

São metas apontadas por especialistas, que, em conjunto com os administradores - nacionais, estaduais, regionais e municipais - se planejam para retomar os trabalhos. Nesta semana, os 2,2 milhões de educadores que lecionam nas creches, Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio retornaram aos sistemas de ensino e se preparam para dar a largada ao processo de ensino e aprendizagem dos 46,7 milhões da Educação Básica. A todos, será mais um período desafiador.

Aos gestores, cabe o planejamento das prioridades do corpo docente e discente. Aos professores, a observação, o diagnóstico, registro e avaliação das principais necessidades de seus alunos, para colher evidências que o ajudarão a planejar o novo ciclo com base no que é emergente, mas sem se esquecer de instigar outras habilidades e competências essenciais para a jornada estudantil. E, quanto aos alunos, espera-se o desejo de desvendar o novo, reconhecer suas dificuldades, descobrir seus talentos e de se permitir aprender e, ao mesmo tempo, ensinar, pois todos chegam com uma história para contar e uma experiência para compartilhar.

O que esperar de 2023? Aprendizados e ensinamentos mútuos entre aqueles que acreditam, de verdade, no poder transformador da educação.


Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete