Jesus Cristo pode mudar o viver de alguém? Sem dúvida, Ele pode. Já ouvi muitos testemunhos de pessoas que eram alcoólatras e tabagistas, de longo percurso no tempo, que num momento romperam os grilhões da escravidão do vicio para uma nova vida de liberdade. Sabe como? Deixaram os prazeres maléficos e efêmeros do mundo para ter a mente de Cristo, houve o que chamamos teologicamente de conversão. Um deles confessou um passado sem esperança e cheio de derrotas até ouvir que Cristo, através do Seu poder, poderia libertá-lo. E aconteceu.

Um dia, por ter se afastado do grupo de amigos do passado, um deles, com ironia, ao encontrá-lo, disse: "Sua religião não é mais que uma ilusão". Ele respondeu: "Graças a Deus pela ilusão. Essa ilusão deu roupas para os meus filhos, e pôs sapatos em seus pés e comida em suas bocas. Transformou-me num homem que trouxe alegria e paz ao meu lar, pois vinha sendo um inferno. Se é uma ilusão eu espero que Deus a envie aos que estão, em todos os lugares, escravizados pela bebida, pois a escravidão que experimentam é uma terrível realidade".

Josh McDowell escreveu: "Se você pedir a Ele que assuma o controle da sua vida e comece a observar suas atitudes e atos - porque o Cristo do Novo Testamento dedica-se ao negócio de perdoar pecados, remover a culpa, transformar vidas e construir novos relacionamentos". A conversão cristã não é uma experiência psicológica induzida, uma lavagem cerebral produzida por palavras ou frases persuasivas repetitivas, mas ela é, sim, o poder de Cristo que liberta a nossa mente do império do mal, das trevas do pecado, e o Pai nos transporta para o seu reino de amor e de justiça, tendo em nós a presença do Espírito Santo. Col. 1: 13. No meu consultório particular, que tive tantos anos, o receituário trazia em cada folha a mensagem terapêutica espiritual de 2º. Coríntios 5: 17: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas". Deus diz: "Fazei prova de Mim..."

Mauro Jordão é médico.