O globo terrestre foi tomado por uma população de oito bilhões de seres humanos. O planeta já não consegue atender a todos, uma vez que há falta de água, alimentos, animais em extinção, além de gastos desnecessários com armamentos, guerras, remédios para atender os feridos dos conflitos e desperdícios. A poluição tomou conta da terra e o aquecimento global é uma ameaça além de outros fenômenos. O que devemos fazer? A Terra não suporta desaforo e cobra de todos, mas ninguém quer obedecê-la.

As pessoas lúcidas deveriam se preocupar com o desenvolvimento das suas consciências e mentalmente visualizar um mundo de paz para todos. Quem quiser viver uma vida decente deve se preocupar com o seu corpo físico, estar atento sobre a prevenção das doenças, evitando violar as leis naturais. Quando alguém viola uma lei natural pagará o preço, significa que surgirão desarmonia e desordem no seu corpo físico. Por exemplo: engordar muito por ingerir alimentos gordurosos, doces e exagerar com bebidas alcóolicas, não fazer exercícios físicos, dormir pouco e não respeitar os seus próprios limites em relação à natureza. Então, cuidar do corpo físico é de extrema necessidade.

Outro aspecto relevante é adquirir conhecimento mental e intelectual de maneira a se familiarizar com as importantes verdades da vida. Ler, diariamente, obras importantes para o nosso desenvolvimento pessoal, o que permitirá elevação da consciência e entendimento do que ocorre no mundo. Procedendo assim, entenderá o que é verdade real. Dedique-se a prover alimento espiritual e psíquico, fazendo despertar, nutrir e acelerar o desenvolvimento interior. Veja são pequenos atos que impulsionarão a vida de cada um: “respeitar as leis naturais, adquirir conhecimento mental e intelectual e buscar a espiritualidade”.

A grande massa incluída nos oito bilhões de habitantes não desenvolveu o lado da consciência pessoal, sem falar na consciência cósmica. A vida urbana já não suporta mais milhões de veículos, desperdícios de minérios e de recursos naturais. Tenha uma mente sublime e eleve cada vez mais a sua consciência. Elimine o egoísmo e a sede de poder. Usufrua do seu potencial interior. Confie em si mesmo.

Olavo Arruda Câmara é advogado, professor universitário, Mestre e Doutor em Direito.