Os últimos anos têm sido difíceis para todos, com a crise sanitária imposta pela pandemia de Covid-19, que ainda assombra com o aumento frequente de casos, embora mais leves, em razão da ampla vacinação das diversas faixas etárias, e também a crise econômica, que elevou o desemprego e aumentou a situação de vulnerabilidade de muitas famílias.

Neste cenário, ainda de recuperação, principalmente na economia, é importante o saldo positivo de vagas na região, como aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no último dia do mês de janeiro pelo Ministério do Trabalho e Previdência, com os dados de dezembro, que totalizam o ano de 2022.

Nos números revelados anteontem destaque para Mogi das Cruzes, que vem se destacando nos últimos meses e fechou bem o ano, com o maior número de vagas criadas na região, em uma crescente em relação a 2021. Diferente de Suzano, que vinha em uma fase mais positiva, e nos últimos meses apresentou queda e terminou o ano de 2022 com menos vagas criados do que no ano retrasado, conforme levantamento da Reportagem.

O momento é de otimismo e o fato de estarmos com novas oportunidades, como divulgamos a cada início de semana no Portal News e no jornal Mogi News/Dat, de acordo com os serviços de encaminhamento de prefeituras da região, já nos dá uma sensação de recuperação e um incentivo a mais para quem busca voltar ao mercado de trabalho ou uma primeira oportunidade. As vagas vão surgindo e é importante investir na qualificação.

O ano está apenas no início e logo faremos uma breve parada para o carnaval, quando no dito popular realmente o novo ano terá início. Que seja um período positivo para o mercado de trabalho e a movimentação do círculo virtuoso da economia, que favorece os diferentes setores. Com mais pessoas empregadas, maior será o movimento no comércio, na fabricação de produtos e na contratação de serviços, como também na construção civil e na agricultura. Todos ganham quando uma vaga em aberto é conquistada.