O ano é novo e muitas coisas já mudaram tanto na região como no país. No último domingo, 1°, ocorreu a posse do novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu discurso de posse, o presidente afirmou que "hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer: democracia para sempre". Ele também agradeceu ao Congresso pela aprovação da Emenda Constitucional 126, que garantiu o Bolsa Família no valor de R$ 600, e reafirmou o compromisso de combater a fome.

Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas participou da cerimônia de passagem de cargos do Governo do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes. Já no Alto Tietê, aconteceu ontem a posse do prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), como presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

Diante dos inúmeros desafios enfrentados no ano que passou, as expectativas para 2023 são melhores. O pós-pandemia nos traz esperança, se é que podemos considerar que a fase da Covid-19 já passou, mesmo assim, é possível observar que embora o vírus ainda esteja em uma montanha russa em relação aos casos, o número de óbitos diminuiu consideravelmente nos últimos meses. Quem se preocupa, de fato, com as questões mais urgentes que dizem respeito ao Brasil e aos brasileiros, sabe que questões ligadas à saúde precisam ser colocadas como prioridade absoluta nesses novos mandatos.

Já que o período de ambição pelas eleições e de se autopromover passou, agora ficam as dificuldades e problemas públicos que precisam de solução urgente, e há muito com o que se preocupar diante do cenário do país. Entendendo que os pontos de partida, que não podem mais ser adiados, tem que ser a saúde pública, seguida das reformas prometidas e sempre adiadas, além de investimentos na educação e geração de empregos.

Para finalizar, desejamos um Feliz Ano Novo a todos os leitores. Estamos de olho nos acontecimentos do Alto Tietê, e sabemos que mudanças nem sempre são bem-vindas, mas entendemos que são necessárias para o desenvolvimento da nossa região e do Brasil.