A partir dessa semana os vereadores do Alto Tietê encerram o recesso de final de ano e retomam os trabalhos nas Câmaras. Enquanto alguns parlamentares já estão realizando atendimentos em seus gabinetes e atuando também nas ruas, outros optaram por não trabalhar em janeiro para aproveitar as "férias".

Na maioria das Casas de Lei as sessões foram paralisadas na última semana antes do Natal, mas em Ferraz, por exemplo, o trabalho se estendeu. No período de "descanso" a Câmara da cidade realizou uma sessão extraordinária no dia 30 de dezembro para votação de projetos urgentes do Executivo.

Na teoria, o trabalho de um vereador não se limita ao tempo que ele fica nas sessões votando projetos ou utilizando a tribuna, sendo que alguns optam por não usá-la, inclusive, seja por falta de interesse ou de posicionamento.

Vale lembrar que um parlamentar deve atuar fiscalizando as ações do Executivo, ouvindo as demandas e necessidades da população e propondo leis que resultem em melhores condições de vida para os moradores de uma cidade, ou seja, trata-se de uma atividade que demanda tempo, atenção e, principalmente, dedicação e responsabilidade, mas infelizmente nem todos parecem se dar conta disso.

A partir dessa quarta-feira os trabalhos recomeçam. Mogi e Suzano são as primeiras cidades a realizarem sessões ordinárias em 2023. Se inicia mais um ano no Legislativo e com mudanças importantes, já que em grande parte das cidades a presidência está sendo assumida por um novo vereador eleito para a função pelos colegas no final de 2022. Apenas as Casas de Leis mogiana e de Itaquá manterão o mesmo presidente para um novo mandato.

As mudanças de comando podem resultar em mais trabalho por parte daqueles que assumem novos desafios e querem mostrar serviço, o que é muito bom, enquanto outros seguirão com seu ritmo lento por mais um mandato. Por isso, cabe a população estar atenta aos vereadores da sua cidade. É preciso cobrar trabalho dos parlamentares, que foram eleitos para colaborar de maneira efetiva para o seu desenvolvimento.