Esta quarta-feira, dia 21 de dezembro, marca o início da estação mais quente do ano. O verão chegou, mas a impressão é que ele já está por aqui há algum tempo, com as altas temperaturas indo e vindo, com fortes chuvas e ventanias que tem causado transtornos para a população, estabelecimentos comerciais e demandado ações emergências do Poder Público.

Na verdade, o período já é conhecido pelos temporais, que geralmente seguem a famosa música, com as águas de março fechando o verão. Mas em vez de promessa de vida, o mais comum são os transtornos com frequentes alagamentos em pontos já conhecidos, e mais recentemente os temporais que até danificaram parte da fachada de uma loja de departamentos em Mogi das Cruzes.

Ações vêm sendo feitas, aí estão as Operações Verão, ou Chuvas de Verão, como é chamada pelo governo do Estado, unindo diferentes órgão do Poder Público, concessionárias de serviços, entre outros, que direta ou indiretamente contribuem para atenuar as situações de urgência e emergência nesse período em que as chuvas são mais constantes.

Há também a capacitação dos profissionais da Defesa Civil dos municípios, que também é parte importante desse processo, no apoio às medidas preventivas necessárias e no atendimento às pessoas que possam ser impactadas, precisando deixar suas casas. E como temos reforçado a importância da conscientização da população para fazer parte desse círculo virtuoso de prevenção, não descartando inservíveis em locais indevidos, recorrendo sim aos ecopontos, existentes não apenas em Mogi, mas também em outras cidades do Alto Tietê.

Por outro lado, ao mesmo tempo que as chuvas causam transtornos, podem ser positivas para a agricultura, com destacamos recentemente em uma reportagem, e na edição de hoje, contribui para aumentar a capacidade das represas da região, que formam o Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT), responsável pelo abastecimento de milhões de pessoas.

Não há como negar a importância das chuvas, então que venham, mas que estejamos preparados para elas e conscientes de como podemos contribuir para atenuar seus efeitos.