O que mais se cobra dos governos municipais, estaduais e federal é transparência nas ações e nos dados compartilhados com a população. É preciso acompanhar de perto onde os recursos são aplicados para termos a certeza que eles se revertem em políticas públicas eficientes para o desenvolvimento das cidades e redução das desigualdades, que se tornarem mais evidentes nos tempos mais difíceis da pandemia de Covid-19, que sempre vale lembrar, ainda inspira cuidados. Assim como cobrar daqueles que elegemos ações efetivas a favor da sociedade e não com atenção a interesses particulares.
É importante parabenizar ações como da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que lançou uma série de pesquisas por meio da plataforma Participa Mogi, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação. O assunto é destaque na edição de hoje do Mogi News/Dat. Estimular a participação tem sido um dos propósitos da atual gestão para que decisões sejam compartilhadas entre o governo e a comunidade.
Assim é com o projeto Mogi 500 Anos, lançado em junho, que visa pensar o desenvolvimento sustentável e seu planejamento para os próximos anos, e também com o Programa Mogi Cidade da Criança - Primeira Infância, abrindo espaço para um comitê formado pelos pequenos e o que pensam para suas comunidades.
Como se diz quando o assunto é envelhecimento, nada sem nós para nós, e assim deve ser com todas as faixas etárias. Quem melhor que o próprio munícipe para falar sobre os desafios vividos por sua comunidade. Com dados como do Censo que vem sendo preparado pelo IBGE e ouvindo a população, é possível fazer políticas públicas eficientes.
Passos importantes para superar desafios gigantes das cidades, por mais empenhadas que sejam as gestões. Há muitas questões a serem solucionadas em áreas como mobilidade urbana, saneamento básico, acesso à saúde e educação. Os avanços parecem vir na mesma proporção que as dificuldades aumentam, e nem sempre vivemos perto de um equilíbrio. Mas os primeiros passos estão sendo dados, e esperamos que o futuro seja promissor para todos.