Estamos no clima do Natal, encantados com as decorações que tomam conta das cidades do Alto Tietê e a programação repleta de atrações, como destacamos na edição de hoje. Guararema é sempre destaque com o Cidade Natal, retomado depois de dois anos suspenso devido aos períodos mais duros da pandemia de Covid-19, que ainda inspira cuidados com recente aumento de casos. A cidade, como já é tradição, une educação ambiental e a beleza do Natal, com a utilização de garrafas pet na decoração.
As demais cidades da região também criaram belas decorações e atrações para atrair crianças e adultos. Indo um pouco mais longe, avançando para o litoral, Bertioga também se preparou para o período natalino, investindo em uam programação diferenciada e na iluminação, que dá forma a árvores e outros enfeites marcantes da data mais esperada do ano por muitas pessoas de todas as idades.
O clima natalino é promissor também para a economia. Para o comércio, de forma geral, é a principal data do ano, e há algumas semanas divulgamos a expectativa das Associações Comerciais de Mogi das Cruzes e Suzano para o período, com otimismo de vendas até 20% maiores em relação ao ano passado. O turismo também deve viver um período positivo, o que também contribui para o comércio.
Apesar do clima de festa, e os bons ventos para a economia, o momento também sido de preocupação com as fortes chuvas e ventanias que têm atingido a região, especialmente Mogi das Cruzes, causando quedas de árvores e prejuízos aos comércios. A Operação Verão está em andamento, chamada de Chuvas de Verão pelo governo do Estado, que coloca de prontidão diferentes serviços para atender as urgências e emergências desta época de temporais.
Como temos salientado, o poder público deve fazer sua parte e vem adotando medidas preventivas, coordenadas pela Defesa Civil, em conjunto com empresas concessionárias de serviços e outros órgãos. Da mesma forma que cabe a cada um de nós, contribuir descartando os itens inservíveis nos devidos locais, como os ecopontos, para evitar enchentes.