Em nossa última edição do ano, destacamos a expectativa positiva de prefeitos da região para o novo governo do Estado, compartilhada por todos nós. A partir de domingo, 1 de janeiro de 2023, o Palácio dos Bandeirantes passa a ser ocupado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O desafio é grande depois de um período de investimentos garantidos pelo antecessor Rodrigo Garcia (PSDB), que recebeu amplo apoio na região no primeiro turno da eleição, mas não conseguiu chegar ao segundo turno vencido pelo republicano.
A proximidade com a nova gestão do Estado que, para alguns prefeitos começou já no segundo turno das eleições, quando declararam apoio a Freitas, é um desafio individual para as Prefeituras e também de forma coletiva com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que se reuniu recentemente com Garcia para agradecer o apoio recebido enquanto foi governador.
O Condemat inclui não apenas as dez cidades da região, como também Guarulhos, cidade do atual presidente, Guti, e Santa Branca. No próximo ano, há expectativa para adesão de novas cidades. O grupo tem obtido importantes conquistas, e a partir do dia 2 de janeiro terá à frente o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), que já afirmou que espera dar continuidade ao trabalho realizado e deve reforçar as demandas, algumas já antigas, da região.
A expectativa é otimista também em relação ao governo federal, que volta para as mãos de um velho conhecido. Luiz Inácio Lula da Silva, no retorno ao Palácio do Planalto, também tem a missão de olhar para os municípios e garantir o desenvolvimento regional, com estímulos para investimentos públicos e privados, que fomentem a economia que ainda oscila.
Assim termina mais um ano, sempre com esperança em dias melhores, mas com os pés no chão para fazermos a nossa parte, e também contribuirmos para um país que seja melhor para todos, e isso passa pelas pequenas atitudes no dia a dia, assim como por acompanhar de perto tudo que é feito pelas gestões de nossas cidades, nosso Estado e também no âmbito federal.