A saúde tem sido o foco da semana, persiste a preocupação com o aumento de casos de Covid-19, com atenção às medidas de prevenção recomendadas pelo comércio, para lojistas, funcionários e clientes, e talvez também adotadas pelas prefeituras, principalmente no que se refere ao uso obrigatório ou não de máscaras. Porém, na edição deste sábado, destacamos a baixa cobertura alcançada por uma campanha que sempre teve uma boa adesão da população: a vacinação contra a poliomielite.

Não faz muito tempo o personagem "Zé Gotinha" percorria as unidades de saúde pelo país para animar e incentivar as crianças a tomarem as doses contra a poliomielite, aplicadas em gotas. A doença foi erradicada no país em 1994, sendo que o último caso foi registrado em 1989, mas, agora com a baixa cobertura, infelizmente corremos o risco da volta da doença, também conhecida como paralisia infantil. Na região, a média é de pouco mais de 60% do público-alvo vacinado.

Como temos dito, a vacinação, embora dependa da decisão individual e particular de cada família, tem impacto direto no coletivo. A imunização contribui para o todo, faz parte da nossa responsabilidade como cidadãos zelar também pelo bem-estar do próximo. Sem a devida cobertura vacinal, com o cumprimento de metas em torno de 90% do público-alvo, corremos o risco de voltar a ter casos de paralisia mais de três décadas depois.

Assim também ocorre com os imunizantes contra a Covid-19, embora sejam comprovadamente os principais responsáveis pelo arrefecimento da pandemia e o retorno das atividades, ainda há quem duvide de sua eficácia. Como também, embora tenha se vacinado, há quem resista à vacinação de crianças. Esta semana foram liberadas as vacinas para bebês a partir de seis meses de idade, produzidas especificamente para eles.

A imunização sempre faz parte da rotina de saúde das famílias, independentemente até das campanhas de vacinação, e o Brasil tem um dos programas de imunização na rede pública mais completos, por que não usufruir disso, e contribuir para fortalecermos a saúde de todos?