O plano de drenagem tem por objetivo definir as estratégias e as medidas necessárias para enfrentar os efeitos das inundações por ocasião das chuvas intensas. Por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, a Prefeitura de Suzano apresentou, no dia 18 de novembro, o plano municipal de drenagem e manejo de águas pluviais.

A iniciativa se destaca pois impacta diretamente nos pavimentos de ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, galerias de drenagem, sistemas de retenção e infiltração nos lotes e pavimentos, entre outros. Estas atividades envolvem o Sistema Confea/Mútua nas suas mais diversas modalidades na área de engenharia, agronomia e geociências, de forma a auxiliar os órgãos públicos em suas tomadas de decisão.

Dentre os vários objetivos deste plano podem ser destacados a atualização da base cartográfica, identificação e análise das áreas de risco, diagnóstico e prognóstico da macro e microdrenagem do município e elaboração de um manual de manejo de águas pluviais.

É crucial a necessidade de enfrentar os problemas oriundos da obstrução de canais e galerias por lixo e entulho, característica perceptível em grandes centros urbanos que vivenciam a ocupação desordenada das cidades. Neste sentido, este cenário também vem acompanhado de um acentuado processo de impermeabilização do solo, o qual compromete a infiltração das águas de chuva e potencializa as possibilidades de alagamentos.

A implementação de um plano de drenagem e manejo de águas pluviais, por sua vez, tem como consequência uma série de benefícios para a sociedade, poder público e meio ambiente. A interação com os cidadãos e entidades da sociedade civil é fundamental para reconhecimento deste processo. Cartilhas explicativas, seminários e reuniões para coleta de informações estão entre as ações fundamentais para este fim.

A partir deste plano é possível subsidiar os estudos referentes a um planejamento urbano mais amplo e ao papel da engenharia, agronomia e geociências em prol da qualidade de vida da população.

Joni Matos Incheglu é engenheiro civil e conselheiro do Crea-SP