Uma das máximas que existem em políticas públicas é que sem dados não se fazem ações efetivas, que realmente atendam as demandas da população. São preocupantes os dados de criminalidade da região, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, que revelam aumento em diferentes tipos de crimes no comparativo entre setembro deste ano e o mesmo período do ano passado.

São resultados que só reforçam as solicitações de reforço de efetivo, feitas recentemente pelo prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), e de novos Distritos Policiais, tema frequente do Legislativo mogiano, também com solicitações dos vereadores ao governo do Estado.

Embora os maiores números sejam na vizinha Itaquaquecetuba, toda a região merece uma atenção maior na área de segurança pública. Vivemos inseguros, reféns da violência que nos assombra diariamente. E não deveria ser assim, precisamos de ações efetivas e não apenas no sentido da repressão ao crime, como também na prevenção. Investimento pesado na educação, na criação de oportunidades para emprego e geração de renda, também se reflete na redução dos índices de criminalidade. É preciso ação efetiva dos governos e também da sociedade civil.

Por outro lado, temos resultados positivos na geração de empregos como demonstra o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem, uma tendência que vem se mantendo e mostra uma recuperação da economia, embora ainda não seja no volume esperado. Com mais pessoas empregados, mais produtos e serviços circulam e fazem a roda da economia girar, o que favorece a todos.

Quando se fala em emprego também se faz presente a força da educação. Uma mão de obra qualificada tem mais chance de conseguir se recolocar no mercado ou conseguir uma primeira oportunidade.

O aprendizado ao longo da vida é fundamental. Desde a infância devemos ser incentivados a aprender, reaprender e continuar aprendendo, nos armando de palavras, de argumentos, de pensamento crítico para uma melhor qualidade de vida, e nunca é tarde para aderir a este círculo virtuoso.