A edição de hoje do jornal Mogi News/Dat mostra que, nesta semana, o Alto Tietê tem disponíveis 1,3 mil postos de trabalho. As oportunidades são divulgadas por meio dos programas de encaminhamento de sete cidades ouvidas pela reportagem. São números semanais que mostram o quanto a região vem crescendo na geração de empregos, e é algo que deve ser comemorado. É importante destacar que as diversas vagas são para empregos formais, com carteira assinada e respaldo da Justiça do Trabalho.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as cidades do Alto Tietê fecharam o mês de agosto com um saldo positivo de 2.262 novos postos de trabalho. Ao todo, o Brasil teve saldo positivo de 278.639 empregos com carteira assinada em agosto de 2022. Já no mesmo período de 2020, o Caged apresentou um saldo positivo de 131.010 novos postos de trabalho no país. Os números mostraram a evolução na criação de empregos formais até o momento, e podemos apostar em um recorte real da atual situação do mercado de trabalho na região, que certamente terminará este ano com saldo positivo.

A taxa de desemprego no Brasil apresentou queda de 11,1% para 9,3% no trimestre de 2022, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral, divulgada no mês de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que mostra que a disputa por uma oportunidade de emprego continua grande, mas ainda assim, com um ar de recuperação e otimismo.

É nítido o avanço no mercado de trabalho. Em agosto de 2021, o Caged informava que a região havia fechado quase 1,9 mil postos de trabalho. Em 2022, o saldo é positivo em 26,31%. Em janeiro desse ano, os dados atestaram que as dez cidades do Alto Tietê terminaram o primeiro mês de 2022 com um saldo positivo de 1.085 vagas - sendo 12.408 contratações, números que reforçam o otimismo e a esperança de que o mercado chegará até o final do ano no azul. Agora é torcer para que 2023 repita o desempenho deste ano pós- pandemia de Covid-19, ou até supere.