Não há dúvida que o futuro do país está na oferta de Educação e Saúde de qualidade desde a primeira infância. Por isso mais do que os presentes da moda desejados pelos pequenos brasileiros neste dia 12 de outubro, Dia das Crianças, deveríamos ofertar a eles o que realmente vai fazer com que se tornem pessoas melhores e mais engajadas no desenvolvimento econômico e social do que somos hoje. Será que proporcionando a eles o que é preciso para um futuro melhor de verdade?

Ainda falhamos frequentemente na proteção de crianças e adolescentes, vítimas frequentes de violência, que não está apenas na agressão física, embora seja o mais visível e chocante, já que em muitas casos se dá na própria família. A falta do mínimo para a sobrevivência também violenta e maltrata quem está no processo de desenvolvimento. Em tempos de segundo turno para a Presidência da República e para o governo do Estado, eles se tornam números de projetos que um dia possam se concretizar, e não necessariamente são prioridade. E é preciso que sejam. Fico o alerta para checarmos as propostas dos candidatos neste sentido, e o quanto do que dizem é realmente possível fazer.

Neste Dia das Crianças destacamos ações de Mogi das Cruzes a favor da primeira infância, que levaram uma equipe técnica da Prefeitura para a cidade de Londres para a troca de experiências com gestores de outros países. Ações estratégicas para que a cidade contemple aqueles que têm até 95 centímetros nos mais diversos aspectos, não apenas na Educação, mas também quando se trata de Saúde, Mobilidade, Segurança e a garantia de direitos.

Como é citado quando se trata da pessoa idosa, com certeza aqui também se encaixa para crianças e adolescentes, que têm um Estatuto de garantia de direitos até mais antigo, promulgado em 1990, uma cidade amiga e adequada à primeira infância, o que se estende a todos que são mais vulneráveis, será melhor para todos. Nosso futuro começa com uma infância digna e saudável que seja o ponto de partida para desenvolvermos de nossa potencialidade ao longo da vida.