Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. A abordagem da deficiência caminhou de um modelo médico arcaico, no qual a deficiência era entendida apenas como uma limitação do indivíduo, para um modelo social e mais abrangente, incluindo o resultado correto do diagnóstico envolvendo outros profissionais da Saúde e de Humanas, que compreendem a deficiência como resultado das limitações e estruturas do corpo, mas também como influencia de fatores sociais e ambientais.

Nesta nova abordagem, utiliza-se como ferramenta a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF/OMS) no âmbito da avaliação biopsicossocial. A atenção integral à saúde, destinada à pessoa com deficiência, deve pressupor uma assistência específica, ou seja, serviços estritamente ligados a sua deficiência, além de assistência às doenças e agravos comuns a qualquer cidadão.

O atendimento prestado por equipes multidisciplinares (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, nutricionistas e auxiliares de consultório dentário, etc) deve ser direcionado para receber essas pessoas sem impedimentos. Nestes locais, os usuários poderão ter a oportunidade de ser avaliados corretamente, podendo ser encaminhados a um serviço que ofereça avaliação funcional e de reabilitação, e, quando necessário, à aquisição de órteses e próteses.

De acordo com o Censo 2010, quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual, porém sabemos que em breve teremos novos resultados do IBGE.

Observando as diversas trajetórias referente às pessoas com deficiência é notório que esse público veio atona na sociedade, desta forma é possível enxergar que a luta vem surtindo efeito, sabemos ainda que infelizmente de forma lenta, mas contínua.

Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente do Conselho Municipal de Assuntos da Pessoa com Deficiência (CMAPD)