Cada vez se torna mais claro que erguer um prédio não é o mais difícil na administração pública, mesmo com toda a burocracia envolvida, desde que haja recursos, as obras transcorrem rapidamente. A conclusão dos trabalhos, e principalmente a manutenção e gestão dos equipamentos têm se mostrado como os maiores desafios para os gestores de municípios, Estados ou mesmo na União.
Infelizmente não são raros os casos de prédios erguidos, mas não concluídos na área pública. Os problemas podem estar em qualquer parte do processo, desde dificuldades na empresa contratada para a obra até a gestão de recursos e a falta deles.
No caso da Maternidade de Mogi, no distrito de Braz Cubas, um dos grandes desafios já foi vencido com conclusão das obras. De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o entrave atualmente para que a cidade avance, depois do prédio construído e a promessa de recursos para equipamentos feita em uma das visitas do governador do Estado, Rodrigo Garcia, à cidade, é o custeio, ou seja, de onde virá o valor mensal necessário para a manutenção das atividades.
O custo de milhões mensais, que sem a garantia da participação do Estado neste custeio, impõem ao Executivo pensar em outras soluções, e se estuda um plano B para o equipamento de saúde. O local que já abriga o Pró-Mulher, pode ganhar outra finalidade no setor da saúde e reduzir o número de leitos destinado para partos.
Não há como negar que são necessários mais leitos de maternidade, embora a Santa Casa faça esses atendimentos, a sobrecarga do hospital é constante, principalmente na UTI neonatal, e muito disse se deve a pacientes fora de Mogi.
Como vimos com a questão do Pronto-Socorro, que teve o convênio renovado com a Prefeitura depois de dias de negociação, chegou-se até a falar no fim do acordo para urgências e emergências, os desafios da Santa Casa são gigantes e precisam de maiores investimentos, como detalhado em uma reunião na Câmara Municipal. Pensando nesse cenário, talvez a solução para os entraves na Saúde não caiba apenas a Mogi, mas seja de toda a região.