O destaque das manhãs de segunda-feira no Portal News tem sido a divulgação da quantidade de vagas de empregos disponíveis nos serviços de encaminhamento das prefeituras da região. Um momento de respiro com o grande número de oportunidades ofertadas, geralmente em maior quantidade em Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, o que nos traz a esperança de uma melhora real na economia, embora os desafios ainda sejam muitos tanto para as cidades, como o Estado como um todo.

A geração de emprego também está no discurso de muitos candidatos, que propõem uma mudança de rumo ou sua correção, dependendo do lado que se está da situação. No caso da presidência, a disputa é mais acirrada entre o atual ocupante do cargo e aquele que já esteve na cadeira por dois mandatos. Mas a eleição, também há outros nomes na disputa pelo Palácio do Planalto, e cabe ao eleitor escolher qual melhor o representa.

Já no Estado de São Paulo, o atual governador, que tenta a reeleição, também destaca projetos neste intuito como o Bolsa Trabalho, realmente uma iniciativa importante, que oferece ajuda financeira e qualificação para as pessoas. Mas o desafio é muito maior diante do grande número de desempregados. Um tema que precisar ser aprofundado e trabalhado por ele e pelos outros candidatos ao Palácio dos Bandeirantes. É, por meio da geração de empregos, que o consumo é retomado e a roda da economia, a partir das cidades, volta a girar.

E mais do que se sentir representado, por este ou aquele candidato, seja à presidente ou governador, não há como negar que precisamos reverter a crise econômica, agravada pela pandemia de Covid-19, criar melhores condições para que as empresas retomem seus investimentos, e sejam assim criados novos empregos.

Da mesma forma, é fundamental fomentar o crescimento dos pequenos negócios, importantes geradores de vagas. Tarefa também para os legisladores nos Estados e na Câmara Federal, seja entre aqueles querem um novo mandato ou têm interesse em ingressar na Assembleia ou no Congresso. Pense bem antes de votar.