As eleições já vem movimentando o cenário nacional há algum tempo, com a escolha dos candidatos, especialmente para os cargos majoritários do Poder Executivo. Não são tão poucos aqueles que almejam assumir o comando do Palácio do Planalto, 12 no total, ou nas terras paulistas, do Palácio dos Bandeirantes, que tem nove pretendentes.

Há candidatos das mais variadas vertentes para a Presidência da República e para o governo do Estado com a difícil missão de conquistar milhões de eleitores, assim como aqueles que tentam uma vaga ou a reeleição no Legislativo, seja no Senado, na Assembleia Legislativa (deputados estaduais) ou na Câmara Federal (deputados federais).

Na última terça-feira foi dada a largada para a campanha eleitoral, que ganha destaque principalmente nas redes sociais, um dos principais palanques para os candidatos atualmente. E todo o cuidado é pouco, afinal como disse o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, em sua posse anteontem, "liberdade de expressão não é liberdade de destruição de democracia". As redes sociais não são terra de ninguém, como pode parecer, existem leis que devem ser cumpridas tanto presencialmente como virtualmente. 

Por isso, atenção sempre nos conteúdos divulgados e compartilhados, que podem ser falsos (fake news) e contribuir apenas desinformar, acirrar os ânimos e fomentar o ódio sobre determinados grupos. Nunca deixe de verificar o que chega até você e acaba sendo repassado para outras pessoas.

Além das redes sociais, ainda estão por vir dois importantes cabos eleitorais. A TV aberta e o rádio entram nas Eleições 2022 a partir do dia 26, com a exibição do horário eleitoral gratuito.

Fica nosso alerta aos eleitores: conheça os candidatos, pesquise sua trajetória e suas propostas. Votar vai além da obrigatoriedade, é um ato de cidadania. Não é à toa que milhares de pessoas com 70 anos ou mais continuam indo às urnas, mesmo sem que a lei as obrigue, o mesmo ocorre com tantos jovens entre 16 e 18 anos de idade. Faça também a sua parte com o objetivo de um país melhor para todos.