A garantia para o contraditório de opiniões e propostas é, sem dúvidas, o ponto de partida e chegada da democracia - marco inegociável de nossa civilização. A possibilidade da população escolher, dentre uma dessas opções de forma ampla e irrestrita, é uma conquista da modernidade, garantida por nossa Constituição, com mais de três décadas.

A pedidos dos leitores, o Grupo MogiNews/DAT apresentou nesta semana uma matéria especial com os nomes dos candidatos ao Poder Legislativo nas esferas federal e estadual, para as eleições que ocorrem em menos de 40 dias. O total de candidatos impressiona não apenas pelo número, mas por outros fatores associados ao processo eleitoral.

Nove das dez cidades contam com, pelo menos, um nome de uma liderança local concorrendo ao pleito, com o intuito de buscar apoio e defender os interesses de sua comunidade ou segmento social. De todos os campos ideológicos, homens e mulheres disputam o sufrágio guiados por ambições políticas, sonhos e compromissos com suas crenças.

A participação dos políticos no Poder Legislativo vai para além das emendas e dos acenos à comunidade, à sociedade civil e aos prefeitos por sua conveniência - eles definem como a população em um todo, votantes ou não, viverão suas vidas: as prioridades na educação, na saúde pública, na segurança pública e na geração de empregos passam pelos salões acarpetados da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional.

Políticos e população são espelhos um do outro na democracia representativa. A composição dos poderes constituídos é a expressão da maturidade da população em viver em comunidade. As contínuas queixas sobre a falta de compromisso de muitos eleitos, do influxo de "forasteiros" e demais aventureiros do voto nascem, em muitos casos, da falta de informações sobre as opções locais.

O cardápio da Festa da Democracia está disponível, tanto nas páginas do Grupo MogiNews/DAT quanto no oceano da internet. Que cada um procure aquilo que mais lhe apetece mas, acima de tudo, valorize os "restaurantes locais".