A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, um homem acusado de roubo, no distrito de Braz Cubas. O caso aconteceu na avenida Francisco Ferreira Lopes e foi apresentado no 1º Distrito Policial, onde foi registrado boletim de ocorrência pelo delegado João Marcelo Braga Pedrosa.
De acordo com o documento, a equipe da Guarda Municipal estava realizando patrulhamento no local, anteontem, quando foi acionada por pessoas que estavam na via sobre dois homens que haviam roubado o celular de uma mulher. Os guardas localizaram um dos apontados como autores do crime, que ainda jogou o celular em um terreno baldio.
O indivíduo negou participação no roubo e não deu informações sobre o outro envolvido, porém foi reconhecido pela vítima. Após a elaboração do boletim de ocorrência, o suspeito permaneceu detido.
A prefeitura vem investindo no fortalecimento da Guarda Municipal. Entre as ações desenvolvidas está a entrega de 27 novas viaturas, entre automóveis e motocicletas, o que permitiu dobrar o número de veículos em operação na cidade. A corporação também recebeu, no mês de março, 40 novos guardas municipais. Outros 40 agentes estão em fase de contratação.
Também foram criados grupos especiais, como a Ronda Escolar, que atua nas regiões das escolas municipais, a Patrulha Rural e a Patrulha Maria da Penha, que trabalha na proteção a vítimas e na prevenção à violência contra a mulher.
A administração municipal também iniciou a construção do Polo Municipal de Segurança, no distrito de Jundiapeba. Previsto para ser entregue em 2020, o local terá uma estrutura da Guarda Municipal que agilizará o atendimento ao distrito. Na região central, também será construída uma nova base na praça Oswaldo Cruz, que terá uma central de monitoramento para as câmeras do centro.
Outra ação importante é a ampliação do monitoramento por câmeras na cidade. Este trabalho compreende a instalação de 40 novas câmeras de monitoramento e, com isso, o número de equipamentos em ruas, avenidas e praças passou de 56 para 96.