Páscoa de sinais
Cerca de 8 mil pessoas assistiram ao espetáculo "Passos da Paixão", na Praça de Eventos, em Poá, realizado no sábado. O evento já é tradicional, mas uma parte dos espectadores puderam apreciar ação por meio da audiodescrição e da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Pela primeira vez, deficientes visuais e auditivos tiveram a oportunidade de acompanhar toda a peça por meio destes recursos.
Meios utilizados
Os deficientes visuais recebiam um aparelho com um fone de ouvido e, por meio deste equipamento, ouviam toda a audiodescrição da peça. Além da narração e dos diálogos gravados, as audiodescritoras informavam detalhes como o posicionamento, os movimentos dos atores e atrizes pelo palco, o estilo do figurino, entre outros.
Libras
Por sua vez, os deficientes auditivos contaram durante todo o espetáculo com intérprete de Libras, que se revezavam em um tablado para contar a história por meio dos sinais com as mãos. Os trabalhos foram executados pela ONG Amigos pra Valer. A peça teve duração de duras horas e meia e foi encenada pela Associação Cultural Opereta e a Cia. Teatro Roda Mundo.
Assistente de palco
A assistente de palco do apresentador Raul Gil, do SBT, Yasmin Gabrielle, que morreu anteontem à tarde, foi velada e sepultada ontem, em Santa Isabel, cidade onde morava. A jovem, de apenas 17 anos, ficou nacionalmente conhecida ainda criança aos participar do programa do veterano apresentador. Yasmin sofria de depressão e há a suspeita de que ela tenha cometido suicídio.
Mil pacientes
Uma reportagem publicada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo apontou que mil pessoas que foram atingidas de alguma maneira pelos assassinatos ocorridos na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, estão procurando atendimento psicológico. Como já havia sido informado pelo Dat, a prefeitura deve contratar 40 psicólogos para dar conta da demanda.