Pouca gente já ouviu falar no termo Responsabilidade Social, apesar de fazer parte da agenda de grandes corporações. Responsabilidade Social é o ato de realizar atividades que visam o bem-estar da sociedade, com ações voltadas, principalmente, ao meio ambiente e causas sociais de maneira voluntária por empresas privadas. Existem algumas vertentes específicas dessas ações, que são divididas entre responsabilidade social corporativa, ambiental e empresarial.
A responsabilidade corporativa é a união de ações que beneficiam a sociedade e corporações que são tomadas pela empresa, levando em conta aspectos de transporte, educação, economia, meio ambiente, saúde e governo.
Responsabilidade empresarial, diz respeito a transparência e ética que a empresa busca transmitir para os nela interessados, como atividades que diminuam o impacto negativo ao meio ambiente e comunidade que a empresa está inserida. Já a responsabilidade ambiental, está relacionada diretamente a atividades que preservem o meio ambiente, realizando projetos que tenham como objetivo a criação de políticas sustentáveis.
As grandes corporações costumam realizar atividades não somente externas à empresa, mas também um trabalho interno, com a conscientização e capacitação de seus colaboradores. Podendo os funcionários influenciar nessas atividades sendo voluntários de projetos sociais, além de realizar atividades em suas dependências,.
Na prática, existem algumas formas de ser uma empresa com consciência social, por exemplo, utilizando na fabricação de seus produtos matérias-primas menos poluentes, ajudando na formação e realizando eventos, palestras que influenciem na melhoria da educação, investir no crescimento profissional dos colaboradores e incentiva-los a realizar trabalhos voluntários, e por fim, fazendo doações a instituições sociais de confiança.
Se informe se as empresas do seu município realizam ações como essa, e sempre que possível ajude nos projetos. Atitudes assim podem mudar a vida de alguém!