Essa semana, o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), "renunciou" ao mandato, tendo o seu discurso de despedida da vida política - em seu primeiro e único pronunciamento na Câmara dos Deputados -, sido amplamente compartilhado nas redes sociais. Nele, o artista circense de profissão e político de ocasião, como ele mesmo se definiu ao dizer que "é palhaço" e "está deputado", afirmou estar decepcionado e com vergonha do que viu e vivenciou ao longo desses sete anos na política, em seus dois mandatos. Tiririca aproveitou para criticar vários colegas e fez um "mea culpa" de que não conseguiu viabilizar seus projetos.
Ele comentou ainda que sairá "de cabeça erguida por não ter feito nada de errado", garantindo, entretanto, que não falará mal de ninguém e nem contará tudo o que presenciou ou ouviu na Casa. Por fim, clamou aos deputados que "olhassem mais para a população e o próprio país".
Após o discurso ter viralizado na Internet e ter sido bastante divulgado na mídia, houve quem o elogiasse pela coragem e a atitude franca que expressa, em verdade, o que o povo brasileiro tem pensado a respeito da política e seus representantes. Muitos lembraram que não são de hoje as críticas direcionadas à vida política ditas por Tiririca em várias de suas entrevistas. O que não contavam é que ela viesse, em forma de "renúncia", na primeira vez em que ele se inscreveria para falar na Câmara e faltando um ano para ele exercer toda a função.
Depois da fala, Tiririca disse que terminaria de cumprir o mandato, mas ratificou que não pretendia se candidatar mais a nenhum cargo político. Promessas à parte, alguns deputados apostaram em um jogo de cena para uma possível "campanha" do tipo "Fica, Tiririca", enquanto outros se questionaram do motivo da tal renúncia ter demorado tanto tempo.
O que mais intriga é porque o deputado não denunciaria quaisquer falcatruas ou ilegalidades, caso as tenha presenciado. Afinal, deveria valer aquele ditado de que "é tão culpado aquele que silencia e compactua com o mal, quanto aquele que o faz". Talvez esteja preservando sua integridade física.