Aproxima-se mais um período de festas natalinas e ano novo. As pessoas se abraçam, trocam presentes e o comércio flui. É um período maravilhoso, mas não se pode esquecer de pensar nos problemas que afligem a todos. Há excesso de materialismo e egoísmo. (Um integrante da Ordem Rosacruz Serge Toussaint, Grande Mestre da Jurisdição de Língua Francesa, nos alertou em brilhante mensagem, dizendo: "É evidente que o mundo de amanhã será o reflexo das crianças de hoje. Mas parece-me que muitas delas são mal educadas, até mesmo abandonadas à própria sorte no aprendizado da vida.
Se tal é o caso, é essencialmente porque nossa sociedade atual perdeu os valores morais que devem sustentar as relações entre os indivíduos que a constituem. As causas dessa perda são múltiplas, mas a mais importante reside certamente no fato de que o excesso de materialismo reforçou o egoísmo individual, de modo que cada um se preocupa cada vez mais com o seu interesse imediato e cada vez menos com o bem-estar alheio".
Diante deste texto não vislumbro, neste momento disciplina, respeito e disposição para servir ao próximo. A impaciência, desobediência e desatenção com as crianças levará a sociedade a uma educação medíocre e violenta, como está acontecendo neste momento no Brasil. A sociedade brasileira trabalha com liberalismo excessivo e cada vez mais se pode notar anarquia e os costumes reais e necessários estão desabando.
Há famílias que estão cuidando rigorosamente dos filhos, mas a maioria se destruiu. Mais de 30% dos casamentos terminam antes de completar dez anos; o uso de entorpecentes e as metas para se obter vida fácil e materialista tem dominado grande parte da juventude, adolescentes e crianças que seguem os maus exemplos que estão herdando. O que fazer? Como se aproxima o natal, faça alguma caridade e dê sugestões aos governantes, às famílias e faça orações. Escolha um país em dificuldades, no caso o Brasil, e visualize dias melhores fazendo uma prece na noite de Natal.