A lista final com o nome dos candidatos que concorrerão à eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares de Mogi das Cruzes deve ser divulgada até a semana do dia 25 de agosto. A lista dos habilitados a participarem do processo já está disponível no site da Prefeitura. No entanto, até sexta-feira, pedidos de impugnação de candidatos que não atendam aos requisitos exigidos serão recebidos na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Eliana Mangini, a lista dos candidatos habilitados para concorrerem ao pleito foi definida após a realização de uma prova de conhecimentos específicos e da análise de recursos requisitados.
Eliana ressaltou, ainda, que a impugnação dos nomes poderá ser feita desde que alguns critérios sejam obedecidos. A lista com a relação dos impugnados será publicada na próxima segunda-feira, com informações sobre o prazo de defesa. "Até o momento não recebemos nenhuma impugnação, mas é importante lembrar que, além de respeitar o prazo, que é até sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 15 às 16 horas, a impugnação precisa ser fundamentada. A partir do momento que esses pedidos chegarem, serão analisados e julgados", disse.
A secretária também ressaltou a importância da população participar das eleições para os novos conselheiros tutelares, que acontecerá no dia 4 de outubro: "Este ano, algumas questões do pleito foram alteradas para torná-lo mais democrático. Antes era um colégio eleitoral, um universo mais restrito, hoje qualquer pessoa que possua o título de eleitor poderá votar. É interessante que as pessoas participem, pois os conselheiros serão responsáveis pelo direito das crianças." (S.L.)