Imagine contar, de maneira divertida e irreverente, assuntos importantes e que são do interesse de todos, tanto das crianças quanto dos adultos? Pensou nessa proposta? O Jornal do Leo segue muito bem esta linha! Trata-se de uma produção feita por quatro salas do 1º ano do Ensino Fundamental I da Emeb Claudio Leonel, que fica em Poá.
De forma interdisciplinar, os professores trabalharam com os seus alunos diversos assuntos ao longo do ano. Dentre eles, a importância da economia da água, curiosidades sobre os animais, os benefícios de uma alimentação saudável, gostos musicais, influência da moda e muito mais. Parte deles passou a ser transmitida aos demais de uma forma diferente, por meio de um jornal falado, um telejornal com âncoras, repórteres e atores mirins, dispostos a encenar tanto os personagens que eram entrevistados quanto os que atuaram nas propagandas criadas. "Foi um projeto que envolveu várias áreas, e ao mesmo tempo focamos em temas e atividades que os alunos gostam. Preparamos tudo juntos, o roteiro, a divisão das sessões a serem apresentadas, e cada um se sentiu à vontade para interpretar o que gostaria. O exercício envolveu até os pais, que participaram de alguns quadros. E, no final, senti o desenvolvimento de todos. O nosso principal objetivo com essa proposta era fazer com que as crianças aprendessem a usar a mídia para se expressar", explica a professora Sabrina Ferreira.
O jornal como base
A proposta de criar um telejornal foi baseada no contato diário das crianças com o jornal Dat. Por meio do veículo regional, eles foram apresentados ao mundo da informação e aos assuntos que os jornais produzem. Com base nesse gênero, a unidade criou a sua produção, mas com a "cara" de suas crianças. As turmas estão de parabéns!