A Universidade Aberta à Integração (Unai), em Mogi das Cruzes, voltada para educação continuada de pessoas idosas, realizou na segunda-feira (5) uma ação voltada ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo do evento, promovido junto a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, no Centro Universitário Braz Cubas (UBC), foi a sensibilização dos participantes.

Na ocasião, os alunos e demais integrantes da Unai construíram de maneira dinâmica uma Agenda Ambiental, por meio da metodologia Árvore do Futuro. A partir da metodologia, utilizando um grande mural com o desenho de uma árvore, foram reunidas as contribuições ambientais do cotidiano de cada participante e quais as melhorias que esperam para a cidade nos próximos cinco anos.

A compilação dessas mensagens será estudada para a formulação de uma Carta Compromisso, que será apresentada para os futuros candidatos que disputarão no próximo ano as eleições para o Legislativo e Executivo. A iniciativa permanece aberta até o dia 19 para quem mais quiser contribuir presencialmente ou de forma remota, pelo link https://www.unieko.com.br/unai.

A coordenadora da Unai, Juraci Almeida, destacou a importância da ação e que mais pessoas participem das contribuições. "É legal que as pessoas participem para que a gente possa montar essa agenda a ser entregue para os candidatos da próxima gestão, não só com os alunos da Unai e do Centro Universitário, mas com todos da cidade. O objetivo é este", ressaltou.

Esteve presente no evento, o secretário-adjunto do Meio Ambiente e Proteção Animal, André Saraiva; a reitora da UBC, Vivian Fernandes, e a professora de ecologia e saúde ambiental da Unai, Nádia Moraes.

*Texto supervisionado pelo editor