Tanto para homens quando para mulheres, a realização dos exames preventivos para diagnóstico do câncer é fundamental para evitar possíveis complicações oncológicas.
No caso da população masculina, onde o câncer de próstata é o mais comum, seguido do de intestino, de acordo com o médico oncologista clínico do Centro Oncológico Mogi das Cruzes, Rafael Zapata, os exames de toque retal, de PSA e a colonoscopia são indispensáveis após os 50 anos.
“É importante ter um acompanhamento anual com urologista e fazer esses exames de PSA e toque, cujo objetivo é diminuir as chances de ter complicações do câncer de próstata. Ao ter o diagnóstico precoce, o paciente tem maior chance de cura e tratamentos menos agressivos. Além disse é importante fazer a colonoscopia. Esse exame diminui a chance de ter um câncer de intestino”, pontuou Zapata.
Segundo ele, esse procedimento não precisa ser feito todo ano. Sua periodicidade dependerá do resultado obtido. “Ele pode ser repetido uma vez por ano ou a cada três, cinco ou até dez anos, varia conforme o que for identificado no exame”, acrescentou.
O oncologista destacou ainda a importância dos exames cardiológicos que identificam variações no colesterol, triglicérides e o aparecimento de diabetes. “Temos que cuidar da saúde como um todo para aumentar as chances de cura das doenças”.
Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98