A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis receberam, nesta quarta-feira (08/10), uma comitiva da Fundação Van Leer, organização neerlandesa que atua pelo desenvolvimento global da primeira infância, por meio da iniciativa Urban95. O grupo esteve em Mogi das Cruzes para conhecer de perto as ações realizadas em parceria com a Fundação, como o programa "Pé de Infância – Cria na Paz, Respira e Conta até 5" e a estratégia "Cinco Básicos", que têm ajudado a fortalecer o cuidado e o aprendizado das crianças no município.
A prefeita destacou o compromisso da administração com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil. "A parceria com a Fundação Van Leer reforça a importância do trabalho conjunto entre diferentes áreas da administração e instituições comprometidas com o desenvolvimento infantil. O que Mogi tem construído é resultado de um esforço coletivo que une Educação, Saúde e Assistência Social em torno de um mesmo propósito: garantir uma cidade mais humana, que acolhe e cuida das crianças desde os primeiros anos de vida", afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
Pela manhã, a comitiva visitou o Espaço de Brincar do Parque Airton Nogueira, implementado com os conceitos da Urban95. Depois, o grupo se reuniu com a prefeita e o vice-prefeito no auditório da Prefeitura. Durante o encontro, o coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, apresentou um panorama das principais ações desenvolvidas no município. Ele destacou que Mogi das Cruzes tem priorizado o cuidado, o brincar e a participação das crianças nas decisões da cidade, se consolidando como referência nacional em políticas públicas para a Primeira Infância.
A diretora global da Fundação, Rushda Majeed, destacou o orgulho em ver os resultados alcançados por Mogi das Cruzes. "Em pouco tempo, a cidade mostrou resultados concretos e um forte compromisso com a Primeira Infância. Trabalhar com líderes engajados, que acreditam no poder da colaboração e da mudança, faz toda a diferença. Mogi é um exemplo disso", afirmou. "Sob a liderança da prefeita Mara Bertaiolli, o município tem se tornado um grande exemplo dentro da Rede Urban95", completou Claudia Vidigal, representante da organização no Brasil.
Também participaram do encontro a secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, e a adjunta da Pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal; o vereador Milton Lins (Bi Gêmeos); a conselheira da Fundação Van Leer, Hanneke Smits; a coordenadora da Van Leer Fellowship, Ana María Rey Martinez; a administradora de programas Beatriz Fumagalli; a tradutora Rosita Belinky; a jornalista Fernanda Bastos; e a urbanista Carina Arvizu.
Já no período da tarde, o CEIM Dr. Carlos Garcia (CEIC Madre Esperança de Jesus), em Jundiapeba, recebeu a comitiva. Na creche, o grupo conheceu de perto como o "Cria na Paz" incentiva educadores e famílias a resolver conflitos com diálogo e respeito e como a estratégia "Cinco Básicos" estimula o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 3 anos. A visita contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação e Assistência Social, além da equipe da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (CEPI), que apresentaram as ações intersetoriais do município.
O coordenador Claudio Rodrigues destacou que a visita da comitiva representa o reconhecimento do trabalho intersetorial desenvolvido no município. "Receber a Fundação Van Leer é uma oportunidade de mostrar como Mogi tem avançado em políticas que colocam as crianças no centro das decisões. Esse diálogo reforça que estamos no caminho certo, integrando diferentes áreas do governo e da sociedade para garantir que cada criança tenha um início de vida mais saudável, seguro e cheio de oportunidades", afirmou.