Nas dez cidades do Alto Tietê foram emitidas 631 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) desde abril deste ano. Os dados são da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), que informou que em todo Estado foram emitidos 16,4 mil documentos. 

Na região, o maior número de emissões foi em Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, com 175 e 160 carteiras, respectivamente. Apenas Suzano também tem acima de 100 documentos emitidos, com 107 carteiras no total. Nas demais cidades, foram 85 em Ferraz de Vasconcelos; 67 em Poá; 23 em Arujá; 8 em Biritiba Mirim; 8 em Guararema; 3 em Salesópolis, e 3 em Santa Isabel.
 
O documento, idealizado pela pasta, pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, tem como objetivo facilitar a identificação da pessoa com TEA e seus responsáveis, contendo contato de emergência e informações do representante legal ou cuidador para garantir mais segurança e autonomia. Dessa forma, a pessoa tem a prioridade de atendimento e atenção legal em serviços públicos e privados, como saúde, educação e assistência social.

Para obter o Ciptea é preciso acessar o portal (https://ciptea.sp.gov.br) e preencher um cadastro com informações, como o laudo médico. Após a aprovação, o documento fica disponível para download e impressão.

Diiva Battista, mãe de uma criança autista de 11 anos e idealizadora do Instituto Resiliência Azul, em Mogi das Cruzes, avalia a carteira como um marco na sociedade, fazendo a diferença na busca por mais informações e respeito às pessoas com TEA. 

“O autismo é uma deficiência invisível, oculta, as pessoas não estão vendo e não têm obrigação de ver. A Ciptea vem com a proposta de mostrar, conscientizar, direcionar ao direito de ser tratado não diferente, mas com respeito, principalmente às limitações”, comentou.

Equipamento

De acordo com Diiva, no dia 18 de setembro será feita uma ação no Poupatempo de Mogi das Cruzes para estrear o equipamento que fará a impressão da Ciptea. A cidade deve ser a segunda contemplada com o serviço presencial que busca orientar a solicitação e cadastro do documento. O primeiro lugar a aderir foi o Poupatempo do Canindé, na cidade de São Paulo.

*Texto supervisionado pelo editor.