Após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmar, durante a visita a Ferraz de Vasconcelos no dia 4 de julho, que o Hospital Regional do Alto Tietê, montado em uma estrutura pronta do complexo do Hospital das Clínicas (HC) de Suzano, no bairro Vila Amorim, seria aberto para atendimento da população em 30 ou 40 dias, a Secretaria de Estado da Saúde informou ao MogiNews/Dat que a nova previsão de inauguração agora é setembro.
De acordo com a pasta estadual, no dia 1º de julho, aconteceu a transição dos pacientes de longa permanência que se encontravam no, até então, Hospital das Clínicas de Suzano, para os cuidados da Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), gestora do Hospital Regional do Alto Tietê definida por meio de concorrência pública em maio.
“A unidade atuará nas especialidades de ortopedia, adulto e pediatria, cirurgia geral, clínica geral e saúde mental. A previsão é que, até setembro, estejam ativos 189 leitos, sendo 179 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com a realização de cirurgias e exames, como tomografia computadorizada, ultrassonografia e análises clínicas”, acrescentou a secretaria, em nota, sem dar detalhes sobre o que ainda impede o início dos atendimentos no local.
A instituição, que será referência para atendimentos de média complexidade especializados na área cirúrgica, receberá pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) para vagas de internação e atendimento ambulatorial.
Prazos
No final de junho, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), chegou a afirmar que o hospital seria aberto em até 20 dias, mas esse prazo foi dilatado pelo governador e agora ampliado mais uma vez pelo Governo do Estado.
"É importante que ele comece a funcionar, porque a gente precisa olhar para o Alto Tietê até para descomprimir o hospital de Itaquera, na zona leste. Logo a unidade de Suzano vai começar a operar com atendimento de média complexidade e colaborar com a melhoria do serviço como um todo" pontuou Tarcísio, na época.