Outubro vai chegando e as prefeituras intensificam os preparativos para receber o público nos cemitérios para o Dia de Finados, que será celebrado no próximo domingo, dia 2 de novembro. Foram diversos chamamentos nos últimos dias, tanto para a limpeza de sepulturas, como para comerciantes que desejam atuar nas proximidades dos cemitérios, seja com a venda de flores, velas ou itens de alimentação. É preciso se atentar aos prazos definidos pela administração municipal de sua cidade.
A data, que remete aos entes queridos que faleceram, aumenta consideravelmente a circulação pelos cemitérios das cidades da região e também em outras localidades, impactando também o trânsito local. Apenas em Suzano, são esperados 65 mil visitantes nos cemitérios São Sebastião, no Sítio São José, e São João Batista, o Cemitério do Raffo, no Parque Alvorada, no período do fim de semana do feriado. As pessoas da cidade também contarão com uma programação especial de missas, realizadas em diferentes períodos.
A zeladoria nestes espaços também é intensificada pelas prefeituras para receber o grande público que deseja homenagear aqueles que já se foram. Em Mogi das Cruzes, a Secretaria de Serviços Urbanos tem feito trabalhos de pintura e sinalização, além de revisões na iluminação, podas de árvores e serviços de roçada e limpeza nos cemitérios da Saudade, em Braz Cubas, São Salvador, no Parque Monte Líbano e em Sabaúna. Ao todo, são cerca de 20 mil jazidos somando os três espaços.
As melhorias são necessárias não apenas neste período, quando milhares de pessoas visitam os cemitérios das cidades da região, mas devem continuar sendo feitas ao longo de todo o ano, assim como cabe às famílias a limpeza e conservação das sepulturas.
Para muitos, o momento é de tristeza pela lembrança da partida, mas também pode trazer o alento, resgatando o que foi vivido ao lado de pessoas queridas. Sempre importante destacar os desafios da pandemia de Covid-19, com tantas vidas perdidas. Esse é um momento para homenagear essas pessoas, e tantos outros que já se foram.