O processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2026 oferta 92.355 vagas distribuídas entre as 228 Etecs e classes descentralizadas do Estado de São Paulo. O interessado em participar deve se inscrever até as 20 horas do dia 7 de novembro, somente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. A prova será aplicada no dia 30 de novembro. Para participar, também é necessário pagar uma taxa de participação, no valor de R$ 29.

As oportunidades estão disponíveis para quem deseja cursar os Ensinos Médio e Médio integrado ao Técnico, para o modelo de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), bem como para os cursos técnicos – presencial, semipresencial e online – e especializações técnicas. 

Para fazer a inscrição no Vestibulinho das Etecs é necessário preencher a ficha eletrônica, o relatório socioeconômico e escolher o curso e a unidade de estudo desejada. Os requisitos mudam de acordo com a modalidade de estudo: 

Ensino Médio, Ensino Médio integrado ao Técnico e AMS: é necessário ter concluído ou estar cursando a 9ª série do Ensino Fundamental.

Cursos técnicos: o candidato deve estar cursando a partir da segunda série ou ter concluído o Ensino Médio.

Especializações técnicas: é necessário ter concluído um curso técnico vinculado – para a Especialização em Gestão de Projetos, o requisito é ter concluído curso técnico ou superior.

Para o curso Técnico em Enfermagem é obrigatório ter 18 anos completos até 31/01/2026.

O candidato deve conferir as regras para participação no Manual do Candidato, disponível na internet. Cursos, vagas e unidades participantes também estão no site vestibulinho.etec.sp.gov.br.

Importante

É possível efetuar até cinco inscrições diferentes. Para cada uma delas, será gerado um novo boleto. 

A inscrição só será validada mediante o pagamento da taxa, até o dia 7 de novembro.

As Etecs disponibilizam computadores com acesso à internet para candidatos que necessitarem de apoio para esta etapa. O interessado deve entrar em contato com a unidade para verificar os horários de atendimento.

Inclusão social

O CPS adota políticas para ampliar o acesso às Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia. Entre elas está o Sistema de Pontuação Acrescida, que concede bônus de 3% a candidatos afrodescendentes e de 10% àqueles que cursaram integralmente o Ensino Fundamental II em escola pública; quando o estudante se enquadra nas duas condições, o acréscimo chega a 13%. O processo seletivo também prevê solicitação de condições especiais para candidatos com deficiência, mediante envio de laudo médico, e o uso do nome social para candidatos transgêneros, mediante indicação no formulário e apresentação da documentação exigida.

Em caso de dúvidas, acesse o "Fale Conosco" do site vestibulinho.etec.sp.gov.br ou ligue para a Central de Informações: (11) 3471-4071 (Capital e Grande SP) ou 0800 772 2829 (demais localidades).