A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego prestou contas ontem (23) em uma audiência pública na Câmara de Suzano. A reunião foi conduzida pelo vereador Dirceu Carlos da Silva (Republicanos), o filho do Carlão da Limpeza, que preside a Comissão Permanente de Economia da Casa de Leis, e contou com a participação dos parlamentares Jaime Siunte (Avante), que é relator da comissão, e Artur Takayama (PL).
O secretário responsável pela pasta, Mauro Vaz, fez a apresentação dos dados, acompanhado pelos diretos Arrones Dainez Junior, Minor Harada e Fernando Fernandes. Eles destacaram os atendimentos feitos nos Centros Unificados de Serviços (Centrus) Norte e Paulo Portela, na região central; as parcerias e eventos realizados; e as ações nas áreas de agricultura, artesanato e turismo.
O vereador Jaime Siunte perguntou se seria possível resgatar a ideia de tombamento, iniciada na primeira gestão do prefeito Marcelo Candido (2005-2008), do Santuário Ecológico Miraporanga. “Sabemos que é uma área particular, mas seria uma oportunidade de ouro que temos, porque é uma área de Mata Atlântica”, disse. Vaz acredita que não houve avanços por questões documentais, mas contou que esteve no local recentemente com o grupo de professores e alunos da Universidade de São Paulo (USP) incumbido de promover a atualização do Plano Diretor de Turismo da cidade. “Temos que fazer de tudo para que o local seja preservado”, disse ele, que acrescentou que é uma questão que envolve outras secretarias, como a de Meio Ambiente.
Siunte também questionou como se adquire um box no Mercado Municipal de Suzano, e Arrones explicou que é feito chamamento público. Para haver diversificação, os interessados não podem comercializar algo que já é oferecido no local, para não haver concorrência dentro do mercado.
O vereador Artur Takayama disse que entrou no aplicativo do Suzano Mais Empregos e verificou que há 1.187 vagas abertas. “Com tantas vagas no município e na região, qual a dificuldade de se inserir no mercado de trabalho”, perguntou. Vaz disse que, em geral, as pessoas têm que ser melhor qualificadas. “Empregamos na cidade de 2 mil a 3 mil pessoas por mês”, afirmou.
Takayama também elogiou a criação do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), que realizou este mês a sua segunda edição, e perguntou sobre o andamento do Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal. Foi informado que o local está tendo bastante procura e atendeu 175 pessoas no primeiro mês de trabalho.
Cidades
24/10/2025 às 10:36
Secretaria de Desenvolvimento Econômico presta contas na Câmara de Suzano
Por: Portal News
Dirceu Carlos da Silva, o filho do Carlão da Limpeza, que preside a Comissão Permanente de Economia, conduziu a reunião
O secretário responsável pela pasta, Mauro Vaz, fez a apresentação dos dados
Foto: Divulgação/CMS