A gestão pública é um grande desafio, e além de boa vontade, é preciso uma boa articulação política para que as promessas de campanha e os projetos sonhados saiam do papel e se tornem realidade para a população. As cidades da região têm conquistado importantes avanços, principalmente graças a união de esforços por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. 

O grupo, que reúne hoje inclusive cidades que vão além do Alto Tietê, tem conseguido avançar em áreas importantes como políticas públicas para mulheres como também com um olhar regional para a drenagem das cidades, se antecipando para a prevenção de enchentes comuns com os temporais do verão. 

Destaque também para atuação de cada gestor, como em Mogi das Cruzes, que se reaproximou do governo estadual, e vem colhendo frutos como a aguardada abertura da Maternidade Municipal, que deve ocorrer em breve. Destaque na edição de hoje para a retomado de um terreno no bairro do Socorro, que abrigou o antigo escritório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e deve ser transformado em um novo complexo educacional. 

O vice-prefeito de Mogi, Téo Cusatis, participou de uma audiência nesta semana no DER, acompanhado por secretários municipais, e conseguiu recuperar um projeto que já estava parado há anos. As primeiras tratativas para a cessão do terreno, de acordo com a Prefeitura, na verdade, começaram em 2011. Os processos são burocráticos envolvendo áreas públicas, geralmente caminham a passos lentos, e é preciso articulação e vontade política, para que ganhem agilidade e saiam do papel. 

A Prefeitura de Mogi tem mostrado que está trabalhando neste sentido, estando cada vez mais próxima do Estado, com a participação em audiências e também recebendo secretários estaduais e até mesmo o governador Tarcísio de Freitas, logo no início da nova gestão. 

Como sempre afirmamos nesse espaço, é somando forças que seguiremos avançando e trazendo melhorias para a população de cada cidade e da região, especialmente os mais vulneráveis.