As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado oferecem uma grande oportunidade para quem busca uma graduação ou um novo caminho profissional. O momento agora é de vestibular e as inscrições, abertas na última segunda-feira (15), seguem até o dia 7 de novembro. Na região, há unidades em Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes, e a partir do próximo ano também em Suzano. A taxa de inscrição tem um valor acessível e o curso é totalmente gratuito. O grande investimento de cada estudante está no tempo e dedicação ao aprendizado oferecido. 

Os cursos são diversos e contemplam áreas como Agronegócio, Logística, Gestão Comercial e Empresarial, entre outras, incluindo o comércio eletrônico e a produção industrial. Segmentos importantes e em pleno crescimento, com a aprendizado garantido pela qualidade diferenciada dos professores do Centro Paula Souza (CPS), responsável pela gestão das Fatecs, e também das Escolas de Ensino Técnico, as Etecs, que têm o foco profissionalizante votado para estudantes do ensino médio. 

Muito se cobra da qualidade de ensino, e no caso da Fatecs e Etecs, as unidades se transformaram em referência, sendo destaque em índices e exames que avaliam a educação no Estado e no país. Em Mogi, por exemplo, a Etec Presidente Vargas, tem um dos melhores Idebs - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - da região. 

Outro ponto importante da qualificação profissional, oferecida pelas instituições de ensino do CPS, é atender a demanda do mercado, que carece de mão de obra qualificada. Muitas vagas acabam não sendo preenchidas pelas empresas que não encontram o profissional com o perfil e a formação desejada. 

O mercado de trabalho tem reduzido o número de oportunidades, mas muitas vezes é o perfil do trabalhador que não se encaixa nos requisitos exigidos pelas empresas. É preciso que os profissionais e quem está chegando no mercado, invistam cada vez mais na qualificação, e no aprimoramento contínuo de seus conhecimentos, especialmente na área tecnológica, em tempos de inteligência artificial.