Suzano
A proximidade do início da obra que permitirá a implantação de novas alças de saída no Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) em Suzano, marca uma batalha política de oito anos de acordo com a Prefeitura. A concretização deste projeto se tornou um importante legado do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, que atuou ao lado do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, e do deputado federal Marcio Alvino.
Suzano II
Desde que o anel viário foi entregue, em junho de 2015, a Prefeitura afirma que a cidade viveu a incerteza quanto a futuras obras. A partir de 2017, foram intensificadas as tratativas para uma saída para Suzano. Em maio de 2018, Suzano recebeu a confirmação da construção de uma alça de saída na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). A ordem de serviço chegou a ser assinada e a previsão era de que toda a tramitação de revisão e transferência para o projeto inicial fosse superada em 2019. Já as obras deveriam ser executadas em um período de 12 meses com estimativa de investimento de R$ 65 milhões.
Suzano III
Em fevereiro de 2019, o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi reiterou o pedido de implantação de uma alça de saída em Suzano, e foi em meio aos desafios da pandemia de Covid-19, em junho de 2021, que a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) autorizou a concessionária SPMar, que administra o Trecho Leste, a desenvolver um novo projeto executivo.
Suzano IV
Uma nova proposta foi apresentada em março de 2024, projetando a alça para a avenida Brasil, uma das principais vias de ligação entre Suzano e Poá, passando por cima da Linha 11 – Coral da CPTM e criando um corredor com a avenida Senador Roberto Simonsen. O resultado final foi apresentado em abril, contemplando as duas propostas anteriores e acrescentando um terceiro acesso para a cidade. O governo do Estado garantiu R$ 600 milhões no orçamento para as obras que devem ser concluídas até 2027.