As Guardas Civis Municipais, com seus diversos grupamentos, têm desempenhado um papel cada vez mais importante na segurança das cidades, recebendo importantes investimentos que ajudam a reforçar o trabalho realizado com as forças de segurança do Estado, por meio das frequentes operações de combate ao crime realizadas recentemente. Destaque também para as patrulhas voltadas para a proteção das mulheres.
É crescente o número de flagrantes e apreensões no Alto Tietê, especialmente em cidades como Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi das Cruzes. E esses resultados alcançados pelos agentes contribuem para aumentar a sensação de segurança dos moradores, bastante preocupados com a segurança. Em Itaquá, apenas nos primeiros cem dias do segundo mandato da gestão de Eduardo Boigues, foram mais de 50 mil entorpecentes apreendidos pelos agentes municipais.
Na edição digital de hoje, destacamos o trabalho realizado pelos guardas municipais de Suzano, que apenas no primeiro semestre já realizou mais de 174 prisões e apreendeu quase 90 quilos de entorpecentes, com ações em diferentes pontos da cidade. De acordo com a Prefeitura, as frentes de patrulhamento foram ampliadas e também está sendo investido na educação para a cidadania e a segurança preventiva, o que certamente é fundamental e terá grande impacto nas futuras gerações.
Em Mogi, no semestre foram 184 prisões e quase 34 quilos de entorpecentes apreendidos. Além de investimentos, a gestão de Mara Bertaiolli criou ainda a Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC), em que os guardas vão receber pela jornada além do trabalho normal diário. Um reforço importante para a segurança da cidade.
Todas as medidas que aumentam a segurança nas cidades são bem-vindas e precisam ser ampliadas e multiplicadas por outros municípios, certamente com reflexos positivos para toda a região, o que pode ser feito por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+). A segurança é um desafio enorme, e é preciso reconhecer e valorizar os trabalhos que vêm sendo realizados.