A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes ampliará os atendimentos de mamografia neste mês, oferecendo mais de 3 mil exames — o dobro da média mensal — com o apoio da Carreta da Mamografia, que percorrerá diferentes bairros da cidade. Os atendimentos, que também serão realizados na Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) de Jundiapeba terão livre demanda e serão destinados a mulheres acima de 40 anos.  A ampliação integra as ações do Outubro Rosa da Prefeitura, apresentadas em cerimônia nesta quarta-feira (1º). 

A secretária de Saúde, Rebeca Barufi, afirmou que o objetivo da pasta é garantir que todas as mulheres acima de 40 anos tenham acesso ao exame. “Hoje temos mais oferta do que demanda. Conseguimos dar conta da fila de espera para mamografia e estamos conseguindo agendar em até 30 dias", contou. "A carreta este mês vai percorrer os quatro cantos da cidade e fará atendimento de livre demanda, com 50 exames ao dia, de segunda a sexta, e em alguns fins de semana também, ao sábados”, acrescentou. 

O atendimento também será de livre demanda na UNICA, em Jundiapeba, segundo Rebeca, com atendimento a partir desta quinta-feira (2). “Além disso, a mulher que não puder vir até a UNICA, ou até a carreta, pode procurar qualquer unidade de saúde para fazer seu pedido de mamografia. Ela será acolhida e terá seu exame agendado em uma das nossas referências”, detalhou, convidando as pessoas a divulgarem as informações. "Se houver grande procura, como esperamos, vamos aumentar o número até o final do mês para garantir o acesso a todas as mulheres”, completou. 

Com o diagnóstico precoce, a secretária ressalta que as chances de cura são muito altas, podendo chegar a até 90%. "Por isso é tão importante estarmos aqui hoje (ontem), unidos em nossa campanha. Preparamos diversas ações em toda a cidade”, acrescentou Rebeca. 

A Carreta da Mamografia estará estacionada no Largo do Rosário, no Centro, entre esta quinta-feira (2) e sábado (4), e entre a próxima segunda (6) e quarta (8), no Botujuru. O serviço também deve passar pelo Pró-Hiper, no Mogilar, Sabaúna, Cocuera, Jardim Margarida, Chácara Guanabara, Biritiba Ussú, Taiaçupeba, Oropó e César de Souza.

A programação do mês inclui ainda rodas de conversa em unidades de saúde, um aulão de dança inclusiva, às 17h30 do próximo dia 24, também no Largo do Rosário, e a Caminhada pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, às 8h do dia 25, no Parque da Cidade.

O itinerário da Carreta da Mamografia e a programação do Outubro Rosa da Prefeitura estão disponíveis no site da Prefeitura: https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/agenda-da-cidade/evento/outubro-rosa-2025
.
Outubro Rosa

Nesta quarta, a sede da Prefeitura foi tomada por uma “onda rosa” para o lançamento da campanha. Diversos participantes vestiram a cor para mostrar apoio à causa e ao evento, que contou com autoridades e homenagens a voluntários da Rede de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco e do Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan). Houve ainda palestra do ginecologista Rafael Albuquerque e da jornalista Maiara Barbosa, que compartilhou sua experiência após diagnóstico de câncer de mama. Ambos citaram a importância do exame de toque das mamas, conhecido como autoexame, e também do acompanhamento médico.

A prefeita Mara Bertaiolli destacou como fundamental que a rede de saúde seja acolhedora, e a necessidade de  falar cada vez mais sobre o câncer de mama e a a prevenção. O vice-prefeito Téo Cusatis também falou da importância de um bom atendimento médico e que haverá acompanhamento de acordo com o resultado dos exames. “Todos os exames que estiverem alterados, considerados positivos — o que não significa positivo para qualquer tipo de lesão maligna ou câncer — receberão uma ligação da Secretaria de Saúde, marcando já o especialista para a realização dos exames consequentes. Se houver um caso positivo, ele será identificado no início para iniciar o tratamento o mais rápido possível”, explicou.

O Fundo Social de Mogi das Cruzes também participará da programação do Outubro Rosa, segundo a presidente do órgão, Maira Cusatis. “Neste mês, iremos realizar a campanha de arrecadação de lenços, turbantes e leite em pó, que serão destinados às entidades que atendem pacientes com câncer na nossa cidade. Também seguimos recebendo doações de cabelos para o nosso projeto de confecção de perucas, que devolve a autoestima e esperança a tantas mulheres que enfrentam essa doença", contou. Os pontos de  arrecadação de lenços devem ser instalados em unidades de saúde.

Maira também falou sobre o projeto Espaço Acolher e Cuidar, que terá uma sala dedicada às mulheres na futura Maternidade Municipal de Mogi, em Braz Cubas, prevista para ser inaugurada em dezembro, em parceria com o Governo do Estado: "Esse espaço está sendo pensado e preparado para oferecer acolhimento, apoio e bem-estar, garantindo um cuidado ainda mais humano e sensível”.

Rede Guiomar 


Para Maria Patricia Alabarce, voluntária da Rede de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco, o diagnóstico de câncer não é uma sentença de morte e pode significar um recomeço. “Há pouco tempo havia um estigma tão grande da doença que pouca gente falava o nome dela. Hoje em dia não é mais sinônimo de morte e estou eu aqui para provar. Eu tive um câncer de mama em 2010, passei por todo o processo, quimio, rádio, e estou felicíssima porque estou vendo os meus netos crescerem. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Não é uma campanha só para o mês de outubro. É uma campanha  para o ano inteiro”, salientou. 

A presidente da Rede, Eugênia Atui, disse que o grupo promoverá ações durante todo o mês: "Essa ação é para prevenir e conscientizar a população para que continuem se tocando e se prevenindo. Graças a Deus, estamos tendo uma melhoria na qualidade de vida. Estamos melhor em todos os sentidos. Precisamos ter consciência de que o Outubro Rosa é um mês fundamental para continuar essa prevenção”.