A cada semana divulgamos no Portal News vagas de emprego disponíveis em serviços de encaminhamento de prefeituras da região, são milhares de oportunidades para diferentes funções, mas sabemos também que muitas delas demoram a ser preenchidas pela dificuldade em encontrar profissionais qualificados. Esse é um dos desafios do mercado de trabalho, capacitar profissionais que possam a atender as mais variadas demandas. Há casos em que a própria empresa oferece o treinamento e qualifica esse profissional. 

Chama a atenção que mais de 30 mil vagas estão abertas no setor dos supermercados, segundo balanço divulgado pela Associação do setor que atua no Estado, que destacamos na edição digital de hoje. Em algumas cidades da região, classificadas como região leste pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o número é superior a 900 oportunidades. 

Com defasagem de profissionais nas mais diferentes áreas, o segmento de supermercados também tem investido na formação e capacitação, mesmo para pessoas sem experiência. Outra vertente para preencher os quadros de funcionários tem sido a reinserção de profissionais com 50 anos ou mais, que trazem sua experiencia e comprometimento para as equipes. Uma tendência que surge também em outros segmentos do mercado.

O desafio também está na atração dos jovens que demandam uma flexibilização do modelo atual de trabalho. Como reter e ampliar o espaço para novos talentos? Um problema a ser resolvido não apenas pelos supermercados, mas por diversos setores econômicos. 

Neste cenário, fala-se também que o emprego formal, com carteira assinada, como conhecemos hoje pode estar com os dias contados, embora ainda represente a segurança para muitos trabalhadores, e consequentemente suas famílias. Porém, temos hoje a figura da Pessoa Jurídica por meio do Microempreendor Individual (MEI), que pode ser um dos caminhos neste sentido. A única certeza é que há muito a ser feito para encontrarmos meios que garantam mais que a sobrevivência para a grande massa de trabalhadores desempregados.