No último sábado (7), Mogi das Cruzes realizou sua primeira Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Um evento importante para uma comunidade que precisa ter seus direitos garantidos, assim como ter fortalecidas as ações de combate ao preconceito que se reflete em ações violentas. O evento mostra como é importante a participação social de todos para que tenhamos políticas públicas mais assertivas, mais direcionadas às verdadeiras necessidades de cada grupo da população. Unir forças é sempre um ótimo caminho para avançarmos em busca de melhorias e do desenvolvimento que todos desejamos.  

A representatividade é importante não apenas na mídia, é preciso ocupar os espaços, principalmente de debate de políticas públicas para que as demandas sejam ouvidas e cheguem às autoridades competentes. E estar presente não apenas nos eventos direcionados, mas também nas audiências públicas e nos Conselhos com temas relacionados, como a Assistência Social e a Saúde, faz a diferença. Claro que nem todos os Conselhos têm caráter deliberativo, mas é imprescindível se manifestar, marcar posição sobre assuntos que nos afetam diretamente ou indiretamente. 

Como na questão do voto, seja nas eleições para cargos majoritários ou para o Legislativo, quem não participa, acaba sendo governado pela decisão de quem foi às urnas. Mesmo que o seu escolhido não vença, é importante participar do processo democrático. Da mesma forma, também é preciso estar atento aos debates de sua cidade, ao que é discutido no Legislativo, às leis que tramitam, àquelas que foram aprovadas ou passam por revisão. 

Outro ponto da participação é fiscalizar, cobrar para que a demanda apresentada, tenha o devido encaminhamento. Ela pode não ser concretizada por inúmeros motivos, mas que não seja porque não chegou a quem deveria avaliá-la. A participação social é poderosa, e não está apenas nas reclamações em redes sociais, embora tenham sua função de chamar a atenção. Participar é a diferença entre apenas desejar que algo que seja feito, e fazer parte efetivamente da solução.