Quando o assunto é Saúde a população acompanha de perto a evolução dos serviços prestados e o desempenho de cada administração, seja ela estadual ou municipal. A região está em progresso nessa questão com novos hospitais públicos e privados e inaugurações ou reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo. No último final de semana, apesar do frio e da garoa fina, a população do Jardim Vitória em Suzano compareceu em peso para conhecer a UBS que foi completamente reformada. De acordo com a Prefeitura, a estrutura montada para atender a população, criada há 36 anos, arrancou elogios dos presentes.
É possível notar o quanto os moradores se importam com cada novidade nos serviços públicos. Os investimentos na saúde serão sempre muito bem-vindos, até porque é uma área precária em todo o país e, que sempre precisa de mais atenção. Por isso preocupa que, em Suzano, o Hospital Regional do Alto Tietê, estrutura montada no complexo do Hospital das Clínicas (HC), no bairro Vila Amorim, que tinha previsão de ficar pronto em até 40 dias, tenha ficado para setembro.
A unidade deve beneficiar não só o município, mas contribuir para desafogar ainda mais as demandas das UBS e hospitais da região. E, por se tratar de um serviço que pode atender uma demanda considerável entre os dez municípios do Alto Tietê, a tensão é ainda maior com a prorrogação do prazo.
Suzano tem sido destaque em saúde pública nos últimos anos. Uma cidade com mais de 300 mil pessoas contava apenas com uma Santa Casa e dois hospitais particulares, agora, além das unidades já existentes, a cidade aguarda a abertura do Hospital Regional e do Hospital Federal, que está sendo construído na região central. O empreendimento apresenta cerca de 38% dos serviços já concluídos. A expectativa é grande, agregando serviços aos atendimentos também realizados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no município. A população pode e deve ficar atenta ao andamento das obras e com os prazos de entrega das unidades, além de cobrar não só por uma boa estrutura, e pela contratação de profissionais competentes e comprometidos com o bem-estar de todos.