O conhecimento nunca esteve tão acessível à população. Palestras, cursos, oficinas de curto, médio e longo prazos são oferecidos a todos, tanto de forma presencial, em diversos polos de aprendizagem; quanto virtual, por inúmeras plataformas. E o melhor: gratuitamente! Juntos, os ensinos formal, não formal e informal elaboram formações a todos os perfis, a fim de orientar na trajetória profissional, mas, sobretudo, pessoal, social, emocional e humana.
Em 11 de agosto celebra-se o Dia do Estudante, uma importante ocasião para evidenciar com todas as gerações, em especial, as infantojuvenis, que o aprendizado ocorre ao longo da vida. A escola nos prepara para o mundo, e este espaço, por sua vez, para o ser humano que queremos nos tornar. É preciso valorizar o ensino, que, até então, era acessível apenas para uma parcela da sociedade. Foram anos para tornar o conhecimento um direito de todos: homens e mulheres, e de todas as classes sociais.
Ao se tornar público e obrigatório, a modalidade formal agrega, segundo o Censo Escolar, 47,4 milhões de estudantes na Educação Básica, distribuídos nas 178,3 mil escolas. Destes, uma parte chega ao Ensino Superior, que contempla 8.986.554 universitários. Somados aos que frequentam cursos voltados à atualização profissional, são 74,5 milhões de alunos semeando conhecimentos neste universo escolar. Sem contar os que se encontram nas modalidades não formais, nos cursos de curta e média duração, que oferecem oportunidades para os que buscam uma área que se adeque ao seu perfil.
As etapas conquistadas não representam diplomas, titulações e conhecimentos acumulados. Pelo contrário, tanto no ensino formal, não formal e, inclusive, no informal, o fato é que, ao longo da vida, somos estudantes, ávidos por experiências, descobertas, aprendizagens que nos tornem mais sábios para lidar com os diferentes desafios que o viver nos condiciona.
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta.