Embora haja um impacto financeiro importante em algumas cidades, como alerta a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o reajuste do piso nacional do magistério vai beneficiar uma classe, na maioria das vezes deixada de lado pelas autoridades, quando deveria ser o contrário: os professores. O impacto previsto na região é de mais de R$ 50 milhões, segundo levantamento da CNM.
Responsáveis pela formação da população desde a primeira infância, os professores nem sempre recebem de acordo com seu esforço e empenho nas salas de aulas, e em alguns casos, na verdade, o pagamento está muito aquém de todo o trabalho feito pelos cidadãos do futuro e sua contribuição fundamental ao desenvolvimento do país. Situação que vai além da Educação Infantil, se estende para os demais níveis de ensino, e ressalta a necessidade de investimento em capacitação e aprimoramento deste profissionais, assim como um salário compatível.
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que ainda nos assombra com o aumento de número de casos, embora tenha perdido a força dos anos anteriores, reforçou a importância do ensino e ao mesmo tempo, a precariedade com que esse trabalho é exercido, por muitas vezes sem o devido acesso à tecnologia, o que tornou ainda mais evidente o abismo entre as escolas públicas e privadas.
Recursos para a Educação não deveriam ser um problema para as cidades, mas uma solução, um importante investimento no futuro. E se o problema está nas finanças, impactadas também pela pandemia e pelas oscilações da economia, deve haver outras fontes que financiem aumentos efetivos para os professores. É um desafio para os gestores públicos municipais, estaduais e também para o governo federal, por que não?
Todos devem arcar com parte do aumento, não apenas Estados e municípios. A questão da Educação deveria ir além de qualquer fronteira interna, e sim ser abraçada por todos, inclusive pela iniciativa privada, para que o futuro seja promissor como almejamos e precisamos que realmente seja. E a Educação é fundamental para melhorias que alcancem a todos.